sábado, 29 de agosto de 2009

K x K, seria o confronto final?



Falta pouco menos de um mês para começar o Match KARPOV x KASPAROV em Valência, segundo o jornal MARCA da Espanha.

O match é em comemoração ao 25º aniversário do seu primeiro match para o campeonato do mundo. Eu ainda não era nem nascido... foi em Moscovo em 1984, e o mesmo foi abortado de forma suspeita...

O match será realizado entre os dias 21 e 24/09 onde os maiores enxadristas do xadrez moderno irão travar uma batalha de 12 partidas!! O Match faz parte da festa "Valencia Cuna del Ajedrez Moderno" (“Valencia, terra-natal do xadrez moderno").

Foi descoberto recentemente, que em Valência foi documentado em primeiro lugar que a rainha se podia mover para qualquer casa em linha ou diagonal.

A organização divulgou um vídeo de promoção do evento que foi lançado em Valência...


Placar do K x K:

Anatoly Karpov(58 anos) e Garry Kasparov(46 anos) jogaram nada mais nada menos que 144 partidas entre eles!

Kasparov leva vantagem de 2 partidas a mais: 21 vitórias para Kasparov contra 19 vitórias de Karpov e outros 104 empates!!

Seria esse o confronto final?

Esse match promete ser histórico! Quem viver, verá!


Orlando Ferri



Quem quiser saber mais sobre a história e a atmosfera do confronto entre esses dois monstros do xadrez, pode fazer o download do livro: KxK PERESTROIKA NO XADREZ.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Um pouco de Xadrez: O Perú no Panamericano, "Fiernômeno" em Barcelona, Registrenses no IRT de Curitiba, y otras cositas más...

O "BOOM" do Perú no XX Panamericano da Juventude de Xadrez na Argentina...


Quem diria hein... O Perú foi o maior de todos os países da América no Panamericano! Das 10 categorias em disputa, tanto masculino como feminino, o Perú venceu 4!!

Eu, particularmente não sei como é o xadrez lá, mas com certeza tem dedo de algum bom e grande projeto escolar naquele país... Os jovens de maior destaque no momento são os irmãos Cori, que são os maiores expoentes nessa empreitada peruana.


O melhor brasileiro foi o MF Victor Shumyatsky que ficou na 3a. colocação da Categoria Sub 14 Absoluto.
Segue abaixo o quadro final de pontos por país:


Atualmente, o Brasil foi campeão Panamericano por Equipes Absoluto há poucos dias atrás, ganhando vaga para o Mundial... E pelo o que eu vejo no quadro acima, o Brasil tá precisando melhorar urgentemente o incentivo aos projetos escolares para que a fonte não seque.

Façamos como o Perú, já que o Reino dos Céus pertence às crianças...


-0-0-0-

GM Fier em Barcelona: 7 em 7 !!


O "Fiernômeno" brasileiro, o GM Alexandr Fier é o líder isolado do Grupo A do XI Open Internacional de Sants em Barcelona na Espanha, com 7 pontos em 7 rodadas!!! O torneio tem um total de 300 participantes e serão 10 rodadas ao todo, com término no dia 31/08.

Fier tem tudo para superar a barreira dos 2648 pontos de rating FIDE obtido pelo brasuca GM Vescovi que chegou a estar entre os top 50, na próxima lista da FIDE em setembro/2009.

Pela 8ª rodada ele pega o MF Martinez Duany Lelys Stanley de Cuba. Força Fier!

As 7 primeiras partidas comentadas pelo MI Disconzi


-0-0-0-





IRT Aniversário de 71 anos do CXC / Curitiba-PR




O Clube de Xadrez de Curitiba estará organizando o IRT de Aniversário nos dias 11,12 e 13 de setembro, com R$1.500,00 em prêmios.

Meus parabéns ao CXC!

E terá registrenses no IRT Segundo o amigo João Oliveira, ele mais os amigos Ailton Pontes e Nilton Hirota, irão participar do torneio. João está determinado em retornar aos tabuleiros...

Estarei torcendo por vocês!


-0-0-0-

Prefeitura de Itapetininga realizará I Festival Internacional de Xadrez

Nesta sexta-feira (dia 28), a Prefeitura de Itapetininga, assina o convênio para a realização do I Festival Internacional de Xadrez e para a Capacitação de Professores da Rede Municipal de Ensino que irão ministrar de aulas de xadrez.
O I Festival Internacional de Xadrez no município, deve compreender os eventos: Campeonato Zonal Paulista, Campeonato Paulista Absoluto / Aberto do Brasil, I Internacional Itapetiningano de Xadrez – Grupo B - International Rating Tournament (IRT), I Internacional Itapetiningano de Xadrez – Grupo A - (IRT), Campeonato Paulista de Xadrez Relâmpago, I Torneio Internacional de Aniversário de Itapetininga e a Olimpíada Paulista do Interior. Desses sete torneios, três são finais do Campeonato Paulista (Relâmpago, Paulista Absoluto e Olimpíada Paulista) e cinco serão válidos para o ranking mundial (Zonal Paulista, IRT- Grupo A e B, Paulista Absoluto, Internacional de Aniversário de Itapetininga). A Rede Municipal de Ensino, já desenvolve um projeto que envolve a modalidade, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Rosa Badin Vieira. Há três anos, a unidade oferece aulas de xadrez e promove torneios internos entre os alunos. Com a assinatura deste convênio entre a Federação Paulista de Xadrez e o Ministério do Esportes, serão capacitados 40 professores, de dez unidades, que irão lecionar aulas de xadrez. Na ocasião, estarão presentes o, o Prefeito Roberto Ramalho Tavares, a Secretaria de Educação, Suzana Eugênia de Mello Moraes Albuquerque, o Secretario de Esportes, Adilson Ramos, o Campeão Mundial e Campeão Panamericano de Xadrez, Rafael Leitão, o enxadrista Roberto Suardi Jr, o Presidente da Federação Paulista de Xadrez (FPX), Horácio Prol de Medeiros, o Vice Presidente da FPX, José Alberto Ferreira Santos e o Vice Presidente Administrativo da FPX, Henrique Salama. A Prefeitura de Itapetininga informa que os atletas itapetininganos, que estiverem inscritos na Confederação Brasileira de Xadrez, as inscrições para o festival serão gratuitas. O I Festival Internacional de Xadrez, permitirá que os atletas possam trocar experiências com os de outros estados, além de contribuir para o aquecimento da economia local. O xadrez é uma modalidade vem se destacando entre os atletas do nosso município. Nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior, Itapetininga, tem obtido resultados significativos na modalidade.


-0-0-0-

Aberto do Brasil em Americana

Nos dias 05, 06 e 07 de setembro será realizado na cidade de Americana o Aberto do Brasil "Dia da Independência" com R$ 5.000,00 em prêmios. Maiores Informações: FPX - FOLDER

-0-0-0-


Ivanchuk!




-0-0-0-

Blog do GM Leitão

No blog Academia Rafael Leitão, Nicolau Leitão postou um trecho do curta-metragem 'Rafael Leitão: O improvável'. Quem quiser uma cópia do curta, pode mandar um e-mail para nicoxadrez@hotmail.com

-0-0-0-

Por hoje é só pessoal, um abraço a todos!

Orlando Ferri

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fotos e partida do IRT de Cananéia


Visão do Torneio

A Campeã do Feminino - Vivian Heinrichs

Campeões do IRT - I Aberto de Xadrez da Festa de Cananéia!!

Boa noite. Já passou da meia-noite, cheguei agora da faculdade e estou um pouco cansado... Mas conforme havia prometido, segue algumas fotos do torneio e uma partida do Ailton, carinhosamente conhecido por "mãozinha", o melhor do Vale no torneio. Nela o colosso superou nada mais nada menos que o "todo poderoso" Deus... Joaquim de Deus!


Realmente... na "lagoa sempre cabe mais um"! (by Joca...rs)

Se houver mais partidas, enviem para o meu e-mail que postarei.

Um abraço a todos,

Orlando Ferri

P.S.: Seria bem legal se nos post's, como no orkut, pudéssemos marcar as pessoas nas fotos... =X

Classificação final - IRT da Festa de Cananéia/2009

Amigos do Xadrez... Infelizmente não pude jogar o IRT de Cananéia por motivos de saúde... O que comprometeu a cobertura do torneio. Peço desculpas aos enxadristas internautas que me mandaram e-mails reclamando...
Para mim, resta apenas tentar o Aberto de Registro em Outubro...

Quero agradecer ao Nilton por ter realizado mais um evento enxadrístico na região e aos mais de 3450 acessos ao blog!!

Quem tiver boas histórias, boas partidas e fotos para me enviar, conforme for, postarei aqui.

Em breve postarei uma partida entre o Ailton (Melhor do Vale do Ribeira) contra o amigo Joca, que não suportou a pressão do "mãozinha"...rs

Um abraço a todos,

Orlando Ferri.

Segue a classificação final do IRT de CANANÉIA:


domingo, 16 de agosto de 2009

Renato Quintiliano foi o Campeão do IRT de Cananéia

O Jovem Renato R. Quintiliano Pinto foi o campeão do IRT - I Aberto de Xadrez da Festa de Cananéia! O vice foi Evandro Amorim Barbosa, o pré-raqueado nº 1 do IRT.

O melhor jogador do Vale do Ribeira foi Ailton Pontes (Aniversariante do dia 13/08. Parabéns Amigo!) com 4 pontos.



Em breve, postarei a classificação geral e mais detalhes...

Aguardem!

Orlando Ferri

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

"NI KRESKOS", acreditem!

É madrugada e to em casa com uma baita dor de cabeça... Mas não pude dormir sem antes comemorar o sucesso de visitas no blog (2050), que tem menos de um mês de vida!!

Aproveitando que o IRT da Festa de Cananéia ta aí, é bom lembrar que esse sonho de realizar um bom torneio nessa cidade, só seria possível com o projeto escolar que se iniciou há alguns anos com o simpático Prof. Rogério da Escola Estadual Yolanda Paiva.

Outros projetos surgem, como o do Prof. Edileuson da Escola Municipal JK de Registro e agora muito recentemente na Escola Estadual Plácido de Paula em Sete Barras. E não posso me esquecer do amigo Severino, que há muitos anos, desde minha época de campeonatos escolares, ministra aulas para alunos do Colégio Lantagi...

Esses projetos mostram que Registro e o Vale do Ribeira estão fazendo parte do "movimento mundial em favor do xadrez escolar” citado por Loureiro em seu artigo sobre o xadrez escolar. Demonstrando que o xadrez tem seus benefícios, que são grandes e visíveis - desde que levados a sério, afinal educação não é brincadeira...

Um resultado vísivel do surgimento de projetos escolares na região, foi o recorde de participantes no VII Memorial Yassuhiko Yamada - no Clube RBBC de Registro. Foram 120 enxadristas, sendo mais de 90% crianças e jovens com idades que variavam de 7 a 16 anos. Até aí não é surpresa, se o torneio tivesse sido divulgado por algum veículo de comunicação da cidade. Mas não foi... Foi tudo no boca-a-boca mesmo!!

O Ailton, diretor do torneio, não esperava tal número de participantes e foi pego de surpresa quando viu que faltavam tabuleiros pra tanta gente... Eis que o amigo e eu fomos surprendidos com tabuleiros trazidos pelas crianças, feitos por elas nas escolas!!


A criançada foi um verdadeiro show à parte!
Os tabuleiros foram feitos por alunos dos projetos.

Garoto pensando numa forma de prever e impor o seu os plano ao adversário...

Recentemente ministrei palestra para alunos do curso de Matemática das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira - FIVR/UNISEPE. O tema era: Xadrez e a Matemática - onde pude expor para os acadêmicos do curso, o Xadrez como ferramenta pedagógica essencial para o ensino da matemática e suas correlações. Eles tiveram contato com o jogo e mostraram-se interessados em aprender mais sobre o Xadrez para ensinar aos seus futuros alunos. Bem, a semente foi plantada...


Palestra: Xadrez e Matemática - [ FIVR/UNISEPE - Maio 2009]


Acredito que com mais projetos escolares e torneios como o Centenário da Imigração no ano passado, agora o IRT de Cananéia que comeaça hoje e o VIII Aberto da Cidade de Registro(15 a 18/10), Registro e região possam se unir e fundar um clube ou associação para fortalecermos ainda mais o Xadrez na região...

Há muitos anos atrás, muito antes de eu ser apresentado a arte de Caíssa, Registro tinha um Clube de Xadrez que em seu emblema tinha os seguintes dizeres: "NI KRESKOS" - que significa "Nós cresceremos" em Esperanto, uma língua artificial criada em 1887 na cidade de Bialystok, hoje Polônia, na época Império Russo. A tal língua tinha por objetivo ser uma língua neutra das outras tantas línguas faladas naquela cidade, o que dificultava a comprensão nas diversas situações cotidianas. Essa situação embaraçosa motivou a criação de uma "língua universal", para que todos se unissem e falassem a mesma língua a fim de prosperarem...

Pois é... eu acredito nas palavras daquele emblema e no seu ideal.

Eu acredito que ainda cresceremos!

ACREDITEM!

Abraço à todos,

Orlando Ferri




Cananéia começa amanhã!


Amanhã começa o maior torneio de xadrez organizado em Cananéia até hoje, o primeiro válido para rating CBX e FIDE... O organizador promete qualidade e boa organização para o torneio, que tem como trunfo, integrar o xadrez e a natureza. E como se já não bastasse, ainda vai estar rolando a Festa de Aniversário da cidade.

A 1ª rodada começa às 15h e haverá a possibilidade de bye ausente nela, podendo entrar na 2ª rodada às 20h.

Ainda há tempo de se inscrever! Não perca tempo!

Inscrições pelo e-mail: niltonpuc@yahoo.com.br


Um abraço a todos,

Orlando Ferri

Regulamento e informações do IRT - Festa de Cananéia - AQUI

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Lista de pré-inscritos do IRT- I Aberto de Xadrez da Festa de Cananéia!!

À pedidos do amigo Joca, segue a lista de pré-inscritos que o Nilton Hirota me passou... Nós temos 1 titulado e 50% com rating FIDE! A perspectiva é que tenha mais inscritos...

Mande um email pro Nilton (niltonpuc@yahoo.com.br) com cópia pra mim (ferrichess@gmail.com) confirmando sua inscrição que assim que possível, eu irei atualizar aqui no blog (nesse Post mesmo).

Não perca tempo! Venha comer uma boa peixada e aproveitar a Festa de Aniversário de Cananéia, a cidade ilustre do Brasil!

Segue a lista de pré-inscritos abaixo.

Abraço a todos,

Orlando Ferri


Toda a programação da 478ª Festa de aniversário de Cananéia --> CLIQUE AQUI

Informações sobre o 1º IRT da Festa de CANANÉIA---> CLIQUE AQUI

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Falta pouco para o 1º IRT da Festa de CANANÉIA!!

Pessoal, esqueci de colocar aqui no post anterior... Vai ter vários shows na cidade, e é TUDO GRATUITO!

Entre eles: KatinguelÊ ( ecaaaa....rs), Escola de Samba Camisa Verde e Branco e no sábado a noite haverá Maurício Manieri, cantando sucessos como "uuuuuuuuuuuuuuuu babyyyy !!"...



Além de bailes e muita festa, haverá procissão centenária com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da cidade, pelo mar e em seguida pelas ruas da cidade - uma boa opção para os católicos, a cerimônia é emocionante.

Haverá também corrida de KART no sábado pela manhã, prometendo agitar a cidade...

Confira o site CURIOSIDADES DO VALE DO RIBEIRA com mais detalhes sobre a Festa de Cananéia

E você? Vai querer perder a festa?

Não perca tempo! Venha jogar xadrez e se divertir!

Aproveite a superpromoção:

Hotel bom a R$ 25,00 por pessoa em triplo ou a R$ 30,00 em duplo !!
Com ar condicionado, piscina e café da manhã, a 4 minutos do local dos jogos !!

Golfinho Plaza Hotel - reservas com Nilton pelo e-mail ! (niltonpuc@yahoo.com.br)

----
Toda a programação da 478ª Festa de aniversário de Cananéia --> CLIQUE AQUI

Informações sobre o 1º IRT da Festa de CANANÉIA ---> CLIQUE AQUI

----

Um abraço a todos!!

Orlando Ferri

+ SITES CANANÉIA

domingo, 9 de agosto de 2009

Faltam 5 dias para o IRT de CANANÉIA!!

Já temos pelo menos 4 estados e um portenho confirmados para o IRT de CANANÉIA!!
50 vagas para o alojamento, e a cidade tem várias opções de hotéis.

Entre em contato o quanto antes com o organizador pelo e-mail: niltonpuc@yahoo.com.br e faça sua inscrição!

CLIQUE AQUI e veja o regulamento e todas as informações sobre a "Cidade ilustre do Brasil"!!

APROVEITE PARA CONHECER CANANÉIA E TRAGA A FAMÍLIA E AMIGOS DO XADREZ!!


Agradeço pelos comentários que recebi sobre o torneio!

Um abraço a todos!

Orlando Ferri