sábado, 29 de agosto de 2009

K x K, seria o confronto final?



Falta pouco menos de um mês para começar o Match KARPOV x KASPAROV em Valência, segundo o jornal MARCA da Espanha.

O match é em comemoração ao 25º aniversário do seu primeiro match para o campeonato do mundo. Eu ainda não era nem nascido... foi em Moscovo em 1984, e o mesmo foi abortado de forma suspeita...

O match será realizado entre os dias 21 e 24/09 onde os maiores enxadristas do xadrez moderno irão travar uma batalha de 12 partidas!! O Match faz parte da festa "Valencia Cuna del Ajedrez Moderno" (“Valencia, terra-natal do xadrez moderno").

Foi descoberto recentemente, que em Valência foi documentado em primeiro lugar que a rainha se podia mover para qualquer casa em linha ou diagonal.

A organização divulgou um vídeo de promoção do evento que foi lançado em Valência...


Placar do K x K:

Anatoly Karpov(58 anos) e Garry Kasparov(46 anos) jogaram nada mais nada menos que 144 partidas entre eles!

Kasparov leva vantagem de 2 partidas a mais: 21 vitórias para Kasparov contra 19 vitórias de Karpov e outros 104 empates!!

Seria esse o confronto final?

Esse match promete ser histórico! Quem viver, verá!


Orlando Ferri



Quem quiser saber mais sobre a história e a atmosfera do confronto entre esses dois monstros do xadrez, pode fazer o download do livro: KxK PERESTROIKA NO XADREZ.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Um pouco de Xadrez: O Perú no Panamericano, "Fiernômeno" em Barcelona, Registrenses no IRT de Curitiba, y otras cositas más...

O "BOOM" do Perú no XX Panamericano da Juventude de Xadrez na Argentina...


Quem diria hein... O Perú foi o maior de todos os países da América no Panamericano! Das 10 categorias em disputa, tanto masculino como feminino, o Perú venceu 4!!

Eu, particularmente não sei como é o xadrez lá, mas com certeza tem dedo de algum bom e grande projeto escolar naquele país... Os jovens de maior destaque no momento são os irmãos Cori, que são os maiores expoentes nessa empreitada peruana.


O melhor brasileiro foi o MF Victor Shumyatsky que ficou na 3a. colocação da Categoria Sub 14 Absoluto.
Segue abaixo o quadro final de pontos por país:


Atualmente, o Brasil foi campeão Panamericano por Equipes Absoluto há poucos dias atrás, ganhando vaga para o Mundial... E pelo o que eu vejo no quadro acima, o Brasil tá precisando melhorar urgentemente o incentivo aos projetos escolares para que a fonte não seque.

Façamos como o Perú, já que o Reino dos Céus pertence às crianças...


-0-0-0-

GM Fier em Barcelona: 7 em 7 !!


O "Fiernômeno" brasileiro, o GM Alexandr Fier é o líder isolado do Grupo A do XI Open Internacional de Sants em Barcelona na Espanha, com 7 pontos em 7 rodadas!!! O torneio tem um total de 300 participantes e serão 10 rodadas ao todo, com término no dia 31/08.

Fier tem tudo para superar a barreira dos 2648 pontos de rating FIDE obtido pelo brasuca GM Vescovi que chegou a estar entre os top 50, na próxima lista da FIDE em setembro/2009.

Pela 8ª rodada ele pega o MF Martinez Duany Lelys Stanley de Cuba. Força Fier!

As 7 primeiras partidas comentadas pelo MI Disconzi


-0-0-0-





IRT Aniversário de 71 anos do CXC / Curitiba-PR




O Clube de Xadrez de Curitiba estará organizando o IRT de Aniversário nos dias 11,12 e 13 de setembro, com R$1.500,00 em prêmios.

Meus parabéns ao CXC!

E terá registrenses no IRT Segundo o amigo João Oliveira, ele mais os amigos Ailton Pontes e Nilton Hirota, irão participar do torneio. João está determinado em retornar aos tabuleiros...

Estarei torcendo por vocês!


-0-0-0-

Prefeitura de Itapetininga realizará I Festival Internacional de Xadrez

Nesta sexta-feira (dia 28), a Prefeitura de Itapetininga, assina o convênio para a realização do I Festival Internacional de Xadrez e para a Capacitação de Professores da Rede Municipal de Ensino que irão ministrar de aulas de xadrez.
O I Festival Internacional de Xadrez no município, deve compreender os eventos: Campeonato Zonal Paulista, Campeonato Paulista Absoluto / Aberto do Brasil, I Internacional Itapetiningano de Xadrez – Grupo B - International Rating Tournament (IRT), I Internacional Itapetiningano de Xadrez – Grupo A - (IRT), Campeonato Paulista de Xadrez Relâmpago, I Torneio Internacional de Aniversário de Itapetininga e a Olimpíada Paulista do Interior. Desses sete torneios, três são finais do Campeonato Paulista (Relâmpago, Paulista Absoluto e Olimpíada Paulista) e cinco serão válidos para o ranking mundial (Zonal Paulista, IRT- Grupo A e B, Paulista Absoluto, Internacional de Aniversário de Itapetininga). A Rede Municipal de Ensino, já desenvolve um projeto que envolve a modalidade, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Rosa Badin Vieira. Há três anos, a unidade oferece aulas de xadrez e promove torneios internos entre os alunos. Com a assinatura deste convênio entre a Federação Paulista de Xadrez e o Ministério do Esportes, serão capacitados 40 professores, de dez unidades, que irão lecionar aulas de xadrez. Na ocasião, estarão presentes o, o Prefeito Roberto Ramalho Tavares, a Secretaria de Educação, Suzana Eugênia de Mello Moraes Albuquerque, o Secretario de Esportes, Adilson Ramos, o Campeão Mundial e Campeão Panamericano de Xadrez, Rafael Leitão, o enxadrista Roberto Suardi Jr, o Presidente da Federação Paulista de Xadrez (FPX), Horácio Prol de Medeiros, o Vice Presidente da FPX, José Alberto Ferreira Santos e o Vice Presidente Administrativo da FPX, Henrique Salama. A Prefeitura de Itapetininga informa que os atletas itapetininganos, que estiverem inscritos na Confederação Brasileira de Xadrez, as inscrições para o festival serão gratuitas. O I Festival Internacional de Xadrez, permitirá que os atletas possam trocar experiências com os de outros estados, além de contribuir para o aquecimento da economia local. O xadrez é uma modalidade vem se destacando entre os atletas do nosso município. Nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior, Itapetininga, tem obtido resultados significativos na modalidade.


-0-0-0-

Aberto do Brasil em Americana

Nos dias 05, 06 e 07 de setembro será realizado na cidade de Americana o Aberto do Brasil "Dia da Independência" com R$ 5.000,00 em prêmios. Maiores Informações: FPX - FOLDER

-0-0-0-


Ivanchuk!




-0-0-0-

Blog do GM Leitão

No blog Academia Rafael Leitão, Nicolau Leitão postou um trecho do curta-metragem 'Rafael Leitão: O improvável'. Quem quiser uma cópia do curta, pode mandar um e-mail para nicoxadrez@hotmail.com

-0-0-0-

Por hoje é só pessoal, um abraço a todos!

Orlando Ferri

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fotos e partida do IRT de Cananéia


Visão do Torneio

A Campeã do Feminino - Vivian Heinrichs

Campeões do IRT - I Aberto de Xadrez da Festa de Cananéia!!

Boa noite. Já passou da meia-noite, cheguei agora da faculdade e estou um pouco cansado... Mas conforme havia prometido, segue algumas fotos do torneio e uma partida do Ailton, carinhosamente conhecido por "mãozinha", o melhor do Vale no torneio. Nela o colosso superou nada mais nada menos que o "todo poderoso" Deus... Joaquim de Deus!


Realmente... na "lagoa sempre cabe mais um"! (by Joca...rs)

Se houver mais partidas, enviem para o meu e-mail que postarei.

Um abraço a todos,

Orlando Ferri

P.S.: Seria bem legal se nos post's, como no orkut, pudéssemos marcar as pessoas nas fotos... =X

Classificação final - IRT da Festa de Cananéia/2009

Amigos do Xadrez... Infelizmente não pude jogar o IRT de Cananéia por motivos de saúde... O que comprometeu a cobertura do torneio. Peço desculpas aos enxadristas internautas que me mandaram e-mails reclamando...
Para mim, resta apenas tentar o Aberto de Registro em Outubro...

Quero agradecer ao Nilton por ter realizado mais um evento enxadrístico na região e aos mais de 3450 acessos ao blog!!

Quem tiver boas histórias, boas partidas e fotos para me enviar, conforme for, postarei aqui.

Em breve postarei uma partida entre o Ailton (Melhor do Vale do Ribeira) contra o amigo Joca, que não suportou a pressão do "mãozinha"...rs

Um abraço a todos,

Orlando Ferri.

Segue a classificação final do IRT de CANANÉIA:


domingo, 16 de agosto de 2009

Renato Quintiliano foi o Campeão do IRT de Cananéia

O Jovem Renato R. Quintiliano Pinto foi o campeão do IRT - I Aberto de Xadrez da Festa de Cananéia! O vice foi Evandro Amorim Barbosa, o pré-raqueado nº 1 do IRT.

O melhor jogador do Vale do Ribeira foi Ailton Pontes (Aniversariante do dia 13/08. Parabéns Amigo!) com 4 pontos.



Em breve, postarei a classificação geral e mais detalhes...

Aguardem!

Orlando Ferri

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

"NI KRESKOS", acreditem!

É madrugada e to em casa com uma baita dor de cabeça... Mas não pude dormir sem antes comemorar o sucesso de visitas no blog (2050), que tem menos de um mês de vida!!

Aproveitando que o IRT da Festa de Cananéia ta aí, é bom lembrar que esse sonho de realizar um bom torneio nessa cidade, só seria possível com o projeto escolar que se iniciou há alguns anos com o simpático Prof. Rogério da Escola Estadual Yolanda Paiva.

Outros projetos surgem, como o do Prof. Edileuson da Escola Municipal JK de Registro e agora muito recentemente na Escola Estadual Plácido de Paula em Sete Barras. E não posso me esquecer do amigo Severino, que há muitos anos, desde minha época de campeonatos escolares, ministra aulas para alunos do Colégio Lantagi...

Esses projetos mostram que Registro e o Vale do Ribeira estão fazendo parte do "movimento mundial em favor do xadrez escolar” citado por Loureiro em seu artigo sobre o xadrez escolar. Demonstrando que o xadrez tem seus benefícios, que são grandes e visíveis - desde que levados a sério, afinal educação não é brincadeira...

Um resultado vísivel do surgimento de projetos escolares na região, foi o recorde de participantes no VII Memorial Yassuhiko Yamada - no Clube RBBC de Registro. Foram 120 enxadristas, sendo mais de 90% crianças e jovens com idades que variavam de 7 a 16 anos. Até aí não é surpresa, se o torneio tivesse sido divulgado por algum veículo de comunicação da cidade. Mas não foi... Foi tudo no boca-a-boca mesmo!!

O Ailton, diretor do torneio, não esperava tal número de participantes e foi pego de surpresa quando viu que faltavam tabuleiros pra tanta gente... Eis que o amigo e eu fomos surprendidos com tabuleiros trazidos pelas crianças, feitos por elas nas escolas!!


A criançada foi um verdadeiro show à parte!
Os tabuleiros foram feitos por alunos dos projetos.

Garoto pensando numa forma de prever e impor o seu os plano ao adversário...

Recentemente ministrei palestra para alunos do curso de Matemática das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira - FIVR/UNISEPE. O tema era: Xadrez e a Matemática - onde pude expor para os acadêmicos do curso, o Xadrez como ferramenta pedagógica essencial para o ensino da matemática e suas correlações. Eles tiveram contato com o jogo e mostraram-se interessados em aprender mais sobre o Xadrez para ensinar aos seus futuros alunos. Bem, a semente foi plantada...


Palestra: Xadrez e Matemática - [ FIVR/UNISEPE - Maio 2009]


Acredito que com mais projetos escolares e torneios como o Centenário da Imigração no ano passado, agora o IRT de Cananéia que comeaça hoje e o VIII Aberto da Cidade de Registro(15 a 18/10), Registro e região possam se unir e fundar um clube ou associação para fortalecermos ainda mais o Xadrez na região...

Há muitos anos atrás, muito antes de eu ser apresentado a arte de Caíssa, Registro tinha um Clube de Xadrez que em seu emblema tinha os seguintes dizeres: "NI KRESKOS" - que significa "Nós cresceremos" em Esperanto, uma língua artificial criada em 1887 na cidade de Bialystok, hoje Polônia, na época Império Russo. A tal língua tinha por objetivo ser uma língua neutra das outras tantas línguas faladas naquela cidade, o que dificultava a comprensão nas diversas situações cotidianas. Essa situação embaraçosa motivou a criação de uma "língua universal", para que todos se unissem e falassem a mesma língua a fim de prosperarem...

Pois é... eu acredito nas palavras daquele emblema e no seu ideal.

Eu acredito que ainda cresceremos!

ACREDITEM!

Abraço à todos,

Orlando Ferri




Cananéia começa amanhã!


Amanhã começa o maior torneio de xadrez organizado em Cananéia até hoje, o primeiro válido para rating CBX e FIDE... O organizador promete qualidade e boa organização para o torneio, que tem como trunfo, integrar o xadrez e a natureza. E como se já não bastasse, ainda vai estar rolando a Festa de Aniversário da cidade.

A 1ª rodada começa às 15h e haverá a possibilidade de bye ausente nela, podendo entrar na 2ª rodada às 20h.

Ainda há tempo de se inscrever! Não perca tempo!

Inscrições pelo e-mail: niltonpuc@yahoo.com.br


Um abraço a todos,

Orlando Ferri

Regulamento e informações do IRT - Festa de Cananéia - AQUI

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Lista de pré-inscritos do IRT- I Aberto de Xadrez da Festa de Cananéia!!

À pedidos do amigo Joca, segue a lista de pré-inscritos que o Nilton Hirota me passou... Nós temos 1 titulado e 50% com rating FIDE! A perspectiva é que tenha mais inscritos...

Mande um email pro Nilton (niltonpuc@yahoo.com.br) com cópia pra mim (ferrichess@gmail.com) confirmando sua inscrição que assim que possível, eu irei atualizar aqui no blog (nesse Post mesmo).

Não perca tempo! Venha comer uma boa peixada e aproveitar a Festa de Aniversário de Cananéia, a cidade ilustre do Brasil!

Segue a lista de pré-inscritos abaixo.

Abraço a todos,

Orlando Ferri


Toda a programação da 478ª Festa de aniversário de Cananéia --> CLIQUE AQUI

Informações sobre o 1º IRT da Festa de CANANÉIA---> CLIQUE AQUI

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Falta pouco para o 1º IRT da Festa de CANANÉIA!!

Pessoal, esqueci de colocar aqui no post anterior... Vai ter vários shows na cidade, e é TUDO GRATUITO!

Entre eles: KatinguelÊ ( ecaaaa....rs), Escola de Samba Camisa Verde e Branco e no sábado a noite haverá Maurício Manieri, cantando sucessos como "uuuuuuuuuuuuuuuu babyyyy !!"...



Além de bailes e muita festa, haverá procissão centenária com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da cidade, pelo mar e em seguida pelas ruas da cidade - uma boa opção para os católicos, a cerimônia é emocionante.

Haverá também corrida de KART no sábado pela manhã, prometendo agitar a cidade...

Confira o site CURIOSIDADES DO VALE DO RIBEIRA com mais detalhes sobre a Festa de Cananéia

E você? Vai querer perder a festa?

Não perca tempo! Venha jogar xadrez e se divertir!

Aproveite a superpromoção:

Hotel bom a R$ 25,00 por pessoa em triplo ou a R$ 30,00 em duplo !!
Com ar condicionado, piscina e café da manhã, a 4 minutos do local dos jogos !!

Golfinho Plaza Hotel - reservas com Nilton pelo e-mail ! (niltonpuc@yahoo.com.br)

----
Toda a programação da 478ª Festa de aniversário de Cananéia --> CLIQUE AQUI

Informações sobre o 1º IRT da Festa de CANANÉIA ---> CLIQUE AQUI

----

Um abraço a todos!!

Orlando Ferri

+ SITES CANANÉIA

domingo, 9 de agosto de 2009

Faltam 5 dias para o IRT de CANANÉIA!!

Já temos pelo menos 4 estados e um portenho confirmados para o IRT de CANANÉIA!!
50 vagas para o alojamento, e a cidade tem várias opções de hotéis.

Entre em contato o quanto antes com o organizador pelo e-mail: niltonpuc@yahoo.com.br e faça sua inscrição!

CLIQUE AQUI e veja o regulamento e todas as informações sobre a "Cidade ilustre do Brasil"!!

APROVEITE PARA CONHECER CANANÉIA E TRAGA A FAMÍLIA E AMIGOS DO XADREZ!!


Agradeço pelos comentários que recebi sobre o torneio!

Um abraço a todos!

Orlando Ferri



terça-feira, 4 de agosto de 2009

O despertar para o estudo do xadrez...



Era 1997, estava começando a 5ª série quando fui apresentado a um jogo de tabuleiro vernizado, peças enormes, de beleza singular! O responsável por essa apresentação foi o meu professor de Educação Física - Néco, que havia dito que todo bimestre ele iria ensinar um tipo de jogo/esporte e que teríamos que aprender para que "passássemos de ano"... E como "bom aluno" que eu era, tinha de aprender aquele jogo complicado( apenas à primeira vista)... Mal sabia o meu professor que ele estava mudando ali, o rumo da minha vida, já que o Xadrez tem feito parte da minha curta vida até aqui. Logo, me destaquei na sala pelo meu caráter competitivo e com o objetivo de ser o melhor da sala!(Normal para a idade! rs)

O professor Néco chamou eu e uns amigos pra jogar um torneio escolar por equipe. Naquele momento estávamos jogando bem e o resultado não podia ser outro - CAMPEÕES da SEMPA!!(Olimpíada Escolar da Semana da Pátria)

Chamou atenção naquele torneio, o árbitro, uma pessoa que parecia saber todas as regras: Nilton... E você deve se perguntar - Saber regras? han? hein? Cuma?
É que os meu amigos diziam que para que o cara jogasse bem xadrez, teria de saber todas as regras do jogo! Até aí tudo bem...

Estava "mi eu" com a minha mãe em um supermercado da cidade, quando vi aquele homem que sabia tudo de regras...

Cheguei puxando a mão dele e disse: Oi "sor"! Tudo bem? Lembra de mim?

Onde ele olhou sem graça e deu uma resposta dura pra uma criança de onze anos que acabara de ganhar seu primeiro torneio: Não!

Reagi a sua resposta de forma rápida: O senhor tem um livro de regras pra me emprestar?! Eu devolvo!

Ele chacoalhou a cabeça e disse que não tinha bem um livro de regras, mas que tinha algo que podia me ajudar para melhorar o meu jogo... pediu para que anotasse o endereço dele, anotei, e fui no dia seguinte o mais rápido possível! Ainda lembro-me daquela revista, hoje extinta - "LANCE!", onde tinha uma matéria da campeã brasileira de xadrez da época eu acho, a Tatiana Ratcu, ensinando as 10 regrinhas para se jogar a abertura do jogo.

A partir daí, ele me convidou a comparecer às tardes em que um grupo de "elementos" batiam peças na praça beira-rio, com uma linda vista de frente para o rio ribeira e o prédio KKKK tombado como patrimônio histórico.

Foram uns dos melhores anos da minha vida enxadrística! Lá conheci muitos amigos como o Ailton, o João (que deu muitas aulas de estratégia), o Severino, Fábio, Márcio e outros... além do homem que sabia as regras...

Todos eles fizeram parte do meu aprendizado e do meu despertar pelo gosto do estudo do xadrez.

O meu primeiro livro, foi o Xadrez Básico de Orfeu D'Agostini e o segundo foi o Estratégia Moderna en Ajedrez de Ludek Pachman - sendo esse último, o meu primeiro contato com a língua espanhola! Isso mostra como o estudo do Xadrez, proporciona o desenvolvimento intelectual e a oportunidade de termos contatos com uma língua estrangeira.

Por isso gostaria de postar aqui, com o intuito de incentivar o estudo do xadrez, como um dia o fizeram comigo, essas duas obras primas do Xadrez para Download em PDF.

Espero que os principiantes gostem!

Assim que possível, tentarei postar mais livros e/ou softwares sobre xadrez para download.

Um abraço a todos!

Orlando Ferri

----
Lá vão as duas obras e suas descrições:



De acordo com a crítica especializada, XADREZ BÁSICO é uma das melhores obras da literatura enxadrística moderna, apresentada em estilo agradável, que prima pela clareza e propriedade.

Qualquer amador encontrará neste livro uma rica fonte de ensinamentos e táticas, que, em pouco tempo poderão elevá-lo a um alto grau de perfeição naquele que é chamado o Jogo dos Reis.

Esta obra foi extremamente elogiada pela Federação Paulista de Xadrez e pela Confederação Brasileira de Xadrez, entidade máxima do xadrez nacional, sendo considerada de inestimável valor didático e de fácil entendimento.

Em nosso idioma são raros os livros que abordam esse tema. As poucas obras existentes são de caráter elementar, ou então, profundamente especializadas.

Essa carência de bibliografia referente ao tema aumenta ainda mais o valor desta riquíssima obra. Dr. ORFEU GILBERTO D´AGOSTINI é Mestre Nacional em Xadrez e escreveu este livro no intuito de condensar todas as noções indispensáveis para um progresso rápido no jogo de xadrez, abrangendo desde as noções preliminares até o estudo de temas do xadrez superior, tratando o jogo como uma ciência, onde há necessidade de uma metodologia para o total aprendizado.

XADREZ BÁSICO é literatura obrigatória para todos os amantes do Jogo dos Reis, sejam eles amadores ou profissionais, principiantes ou experientes, moradores dos grandes centros ou de pequenas localidades.

Estilo: Didático/Esporte
Tamanho: 34.79 Mb
Formato: PDF
Idioma: Português-BR
Hospedagem: http://www.mediafire.com





------------------



Ludek Pachman foi um Grande Mestre Internacional de Xadrez, tornando-se um dos melhores jogadores do mundo: ele ganhou 15 torneios Internacionais.

Pachman também foi um autor prolífico, publicando 80 livros em 5 línguas. Nos anos 50, tornou-se um especialista mundial na teoria de abertura com a publicação de sua obra de 5 volumes: Teoría De Moderna em Ajedrez.

Pachman considerou sua obra: Teoria Moderna em Ajedrez, publicado em 1959 como seu melhor livro. Esta obra ajudará o estudioso a elaborar o plano correto para o meio-jogo e encontrar o melhor passo para o final.

Estilo: Didático/Esporte
Tamanho: 41.9 Mb
Formato: PDF
Idioma: Espanhol
Hospedagem: http://www.mediafire.com