quinta-feira, 28 de outubro de 2010

PRIMEIRA ETAPA DO SUPER OPEN SUPERA TODAS AS EXPECTATIVAS

A primeira etapa da oitava edição do Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira superou todas as expectativas dos organizadores ao reunir exatos 202 enxadristas no Colégio Lantagi, em Registro, no último domingo. Como nas outras edições o número máximo tinha sido de 140 participantes, a avalanche de enxadristas obrigou os organizadores a improvisar mesas e cadeiras. Segundo o professor de xadrez Severino, do Lantagi, só não foi utilizada a cadeira da diretora da escola!

Mas o evento, que teve a premiação por volta das 21:00 h, depois de quase onze horas de verdadeiras batalhas nos tabuleiros foi espetacular em todos os sentidos, começando pela recepção e hospitalidade da escola , passando pelo comportamento exemplar dos enxadristas apesar do aperto, além do registro de belas e disputadíssimas partidas. Estiveram presentes atletas de Cajati, Jacupiranga, Iguape, Sete Barras e grandes delegações de Juquiá, Ilha Comprida e Registro. Pariquera-Açú se destacou ao trazer também um grande número de pequenos enxadristas de escolas rurais.

Os 202 enxadristas obrigaram os organizadores a efetivar 8 rodadas pelo sistema suíço, uma a mais do que o previsto. Ailton Pontes foi o grande campeão absoluto, com 7,5 pontos, tendo sido o único a permanecer invicto, vencendo 7 partidas e empatando apenas com Bruno Custódio.Na decisão Ailton venceu Nilton Hirota, num difícil final de peças pesadas (torres e damas). Renato Cabeça, da Ilha Comprida ficou em segundo no geral, com 7 pontos, mesma pontuação de Marcio Lucio Rodrigues e Cássio Costa, que ficaram em 3º e 4º, respectivamente.

No feminino, Patricia Hikita e Juliana Gama foram as únicas a atingir 6 pontos. No desempate, no score acumulado, novo empate. Somente no segundo critério (Bucholz) é que Patrícia superou a Juliana, demonstrando que as duas são as favoritas para vencer no feminino, embora devamos considerar a experiência de Ingrid e o bom jogo de Jéssica Ribeiro, Daniele Pereira e Jaqueline Gonçalves, todas da equipe registrense que disputará em breve os Jogos Abertos, em Santos. E ainda temos Adriana Paula Bento , Juliana Okamoto e Letícia Souza, que poderão entrar na segunda etapa. Além das citadas, Juliany Furquim, do Sub 11 e a revelação Thainan Teixeira de Juquiá poderão surpreender, já que somaram 5,5 pontos nesta primeira etapa, demonstrando um grande potencial. Sem contar a pequena Mariana Kikuchi, de 5 anos, que também fez 5,5 !!

Do lado jovem masculino, Bruno Shimabukuro, do Colégio Adventista, ficou em oitavo lugar no geral, com 6,5 pontos, seguido de perto por Vitor Yanaguihara, com 6. Vitor, em posição superior, empatou com Nilton Hirota mas perdeu para Igor Kikuchi. Igor , hoje destaque nacional no xadrez, também fez 6 pontos e ficou em 12º lugar no Absoluto. Na última e decisiva partida, ele perdeu para Cassio Costa. Se vencesse, ficaria em 4º lugar no geral.






Na abertura oficial, presença do Dirigente Regional de Registro, professor Marcos Spínula, que veio de Iguape apenas para prestigiar o Super Open reconhecendo , na sua fala, a magnitude do evento e ressaltando a importância que o xadrez tem na formação da juventude. A prefeita de Registro, Sandra Kennedy, falou aos enxadristas antes da primeira rodada, anunciando a inclusão do xadrez no currículo das escolas municipais a partir de 2011.

Foram oferecidos lanches a todos os participantes em três ocasiões e no final ocorreu uma animada premiação pelo DECEL dos três melhores em cada categoria, com a presença do diretor Arsenio de Morais Rodrigues, que ficou impressionado com o sucesso do evento. Decel e Diretoria de Ensino de Registro ( professores Nilton Hirota e Vitória Raquila Koki) anunciaram a próxima etapa para o dia 14 de novembro.

Qualquer pessoa ainda pode participar, mesmo quem não jogou a primeira etapa. Os doze melhores em cada categoria, somando-se os pontos das duas etapas, seguirão em frente para a fase dos play-offs. Os três melhores classificados na primeira etapa já garantiram o passaporte para o “mata-mata”, mas é bom lembrar que os quatro primeiros já vão direto para as quartas de final, sendo aconselhável a participação nas duas etapas. Somente os campeões da primeira etapa já asseguraram no mínimo o 4º lugar nesta nova fase.



Fonte: Nilton Hirota (niltonpuc@yahoo.com.br)



CLIQUE E CONFIRA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário