terça-feira, 4 de agosto de 2009

O despertar para o estudo do xadrez...



Era 1997, estava começando a 5ª série quando fui apresentado a um jogo de tabuleiro vernizado, peças enormes, de beleza singular! O responsável por essa apresentação foi o meu professor de Educação Física - Néco, que havia dito que todo bimestre ele iria ensinar um tipo de jogo/esporte e que teríamos que aprender para que "passássemos de ano"... E como "bom aluno" que eu era, tinha de aprender aquele jogo complicado( apenas à primeira vista)... Mal sabia o meu professor que ele estava mudando ali, o rumo da minha vida, já que o Xadrez tem feito parte da minha curta vida até aqui. Logo, me destaquei na sala pelo meu caráter competitivo e com o objetivo de ser o melhor da sala!(Normal para a idade! rs)

O professor Néco chamou eu e uns amigos pra jogar um torneio escolar por equipe. Naquele momento estávamos jogando bem e o resultado não podia ser outro - CAMPEÕES da SEMPA!!(Olimpíada Escolar da Semana da Pátria)

Chamou atenção naquele torneio, o árbitro, uma pessoa que parecia saber todas as regras: Nilton... E você deve se perguntar - Saber regras? han? hein? Cuma?
É que os meu amigos diziam que para que o cara jogasse bem xadrez, teria de saber todas as regras do jogo! Até aí tudo bem...

Estava "mi eu" com a minha mãe em um supermercado da cidade, quando vi aquele homem que sabia tudo de regras...

Cheguei puxando a mão dele e disse: Oi "sor"! Tudo bem? Lembra de mim?

Onde ele olhou sem graça e deu uma resposta dura pra uma criança de onze anos que acabara de ganhar seu primeiro torneio: Não!

Reagi a sua resposta de forma rápida: O senhor tem um livro de regras pra me emprestar?! Eu devolvo!

Ele chacoalhou a cabeça e disse que não tinha bem um livro de regras, mas que tinha algo que podia me ajudar para melhorar o meu jogo... pediu para que anotasse o endereço dele, anotei, e fui no dia seguinte o mais rápido possível! Ainda lembro-me daquela revista, hoje extinta - "LANCE!", onde tinha uma matéria da campeã brasileira de xadrez da época eu acho, a Tatiana Ratcu, ensinando as 10 regrinhas para se jogar a abertura do jogo.

A partir daí, ele me convidou a comparecer às tardes em que um grupo de "elementos" batiam peças na praça beira-rio, com uma linda vista de frente para o rio ribeira e o prédio KKKK tombado como patrimônio histórico.

Foram uns dos melhores anos da minha vida enxadrística! Lá conheci muitos amigos como o Ailton, o João (que deu muitas aulas de estratégia), o Severino, Fábio, Márcio e outros... além do homem que sabia as regras...

Todos eles fizeram parte do meu aprendizado e do meu despertar pelo gosto do estudo do xadrez.

O meu primeiro livro, foi o Xadrez Básico de Orfeu D'Agostini e o segundo foi o Estratégia Moderna en Ajedrez de Ludek Pachman - sendo esse último, o meu primeiro contato com a língua espanhola! Isso mostra como o estudo do Xadrez, proporciona o desenvolvimento intelectual e a oportunidade de termos contatos com uma língua estrangeira.

Por isso gostaria de postar aqui, com o intuito de incentivar o estudo do xadrez, como um dia o fizeram comigo, essas duas obras primas do Xadrez para Download em PDF.

Espero que os principiantes gostem!

Assim que possível, tentarei postar mais livros e/ou softwares sobre xadrez para download.

Um abraço a todos!

Orlando Ferri

----
Lá vão as duas obras e suas descrições:



De acordo com a crítica especializada, XADREZ BÁSICO é uma das melhores obras da literatura enxadrística moderna, apresentada em estilo agradável, que prima pela clareza e propriedade.

Qualquer amador encontrará neste livro uma rica fonte de ensinamentos e táticas, que, em pouco tempo poderão elevá-lo a um alto grau de perfeição naquele que é chamado o Jogo dos Reis.

Esta obra foi extremamente elogiada pela Federação Paulista de Xadrez e pela Confederação Brasileira de Xadrez, entidade máxima do xadrez nacional, sendo considerada de inestimável valor didático e de fácil entendimento.

Em nosso idioma são raros os livros que abordam esse tema. As poucas obras existentes são de caráter elementar, ou então, profundamente especializadas.

Essa carência de bibliografia referente ao tema aumenta ainda mais o valor desta riquíssima obra. Dr. ORFEU GILBERTO D´AGOSTINI é Mestre Nacional em Xadrez e escreveu este livro no intuito de condensar todas as noções indispensáveis para um progresso rápido no jogo de xadrez, abrangendo desde as noções preliminares até o estudo de temas do xadrez superior, tratando o jogo como uma ciência, onde há necessidade de uma metodologia para o total aprendizado.

XADREZ BÁSICO é literatura obrigatória para todos os amantes do Jogo dos Reis, sejam eles amadores ou profissionais, principiantes ou experientes, moradores dos grandes centros ou de pequenas localidades.

Estilo: Didático/Esporte
Tamanho: 34.79 Mb
Formato: PDF
Idioma: Português-BR
Hospedagem: http://www.mediafire.com





------------------



Ludek Pachman foi um Grande Mestre Internacional de Xadrez, tornando-se um dos melhores jogadores do mundo: ele ganhou 15 torneios Internacionais.

Pachman também foi um autor prolífico, publicando 80 livros em 5 línguas. Nos anos 50, tornou-se um especialista mundial na teoria de abertura com a publicação de sua obra de 5 volumes: Teoría De Moderna em Ajedrez.

Pachman considerou sua obra: Teoria Moderna em Ajedrez, publicado em 1959 como seu melhor livro. Esta obra ajudará o estudioso a elaborar o plano correto para o meio-jogo e encontrar o melhor passo para o final.

Estilo: Didático/Esporte
Tamanho: 41.9 Mb
Formato: PDF
Idioma: Espanhol
Hospedagem: http://www.mediafire.com







Um comentário:

  1. Orlando,Acabei de ler seu blog inteiro.
    Não sabia que estava tão bom:temos um professor de Matemática que usa bem a Língua Portuguesa!!!
    Continue firme e parabéns..
    Parece que Cananéia será muito bom: temos 4 Estados que já se manifestaram
    Assinado- o homem que sabia regras....

    ResponderExcluir