quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Um pouco de Xadrez: O Perú no Panamericano, "Fiernômeno" em Barcelona, Registrenses no IRT de Curitiba, y otras cositas más...

O "BOOM" do Perú no XX Panamericano da Juventude de Xadrez na Argentina...


Quem diria hein... O Perú foi o maior de todos os países da América no Panamericano! Das 10 categorias em disputa, tanto masculino como feminino, o Perú venceu 4!!

Eu, particularmente não sei como é o xadrez lá, mas com certeza tem dedo de algum bom e grande projeto escolar naquele país... Os jovens de maior destaque no momento são os irmãos Cori, que são os maiores expoentes nessa empreitada peruana.


O melhor brasileiro foi o MF Victor Shumyatsky que ficou na 3a. colocação da Categoria Sub 14 Absoluto.
Segue abaixo o quadro final de pontos por país:


Atualmente, o Brasil foi campeão Panamericano por Equipes Absoluto há poucos dias atrás, ganhando vaga para o Mundial... E pelo o que eu vejo no quadro acima, o Brasil tá precisando melhorar urgentemente o incentivo aos projetos escolares para que a fonte não seque.

Façamos como o Perú, já que o Reino dos Céus pertence às crianças...


-0-0-0-

GM Fier em Barcelona: 7 em 7 !!


O "Fiernômeno" brasileiro, o GM Alexandr Fier é o líder isolado do Grupo A do XI Open Internacional de Sants em Barcelona na Espanha, com 7 pontos em 7 rodadas!!! O torneio tem um total de 300 participantes e serão 10 rodadas ao todo, com término no dia 31/08.

Fier tem tudo para superar a barreira dos 2648 pontos de rating FIDE obtido pelo brasuca GM Vescovi que chegou a estar entre os top 50, na próxima lista da FIDE em setembro/2009.

Pela 8ª rodada ele pega o MF Martinez Duany Lelys Stanley de Cuba. Força Fier!

As 7 primeiras partidas comentadas pelo MI Disconzi


-0-0-0-





IRT Aniversário de 71 anos do CXC / Curitiba-PR




O Clube de Xadrez de Curitiba estará organizando o IRT de Aniversário nos dias 11,12 e 13 de setembro, com R$1.500,00 em prêmios.

Meus parabéns ao CXC!

E terá registrenses no IRT Segundo o amigo João Oliveira, ele mais os amigos Ailton Pontes e Nilton Hirota, irão participar do torneio. João está determinado em retornar aos tabuleiros...

Estarei torcendo por vocês!


-0-0-0-

Prefeitura de Itapetininga realizará I Festival Internacional de Xadrez

Nesta sexta-feira (dia 28), a Prefeitura de Itapetininga, assina o convênio para a realização do I Festival Internacional de Xadrez e para a Capacitação de Professores da Rede Municipal de Ensino que irão ministrar de aulas de xadrez.
O I Festival Internacional de Xadrez no município, deve compreender os eventos: Campeonato Zonal Paulista, Campeonato Paulista Absoluto / Aberto do Brasil, I Internacional Itapetiningano de Xadrez – Grupo B - International Rating Tournament (IRT), I Internacional Itapetiningano de Xadrez – Grupo A - (IRT), Campeonato Paulista de Xadrez Relâmpago, I Torneio Internacional de Aniversário de Itapetininga e a Olimpíada Paulista do Interior. Desses sete torneios, três são finais do Campeonato Paulista (Relâmpago, Paulista Absoluto e Olimpíada Paulista) e cinco serão válidos para o ranking mundial (Zonal Paulista, IRT- Grupo A e B, Paulista Absoluto, Internacional de Aniversário de Itapetininga). A Rede Municipal de Ensino, já desenvolve um projeto que envolve a modalidade, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Rosa Badin Vieira. Há três anos, a unidade oferece aulas de xadrez e promove torneios internos entre os alunos. Com a assinatura deste convênio entre a Federação Paulista de Xadrez e o Ministério do Esportes, serão capacitados 40 professores, de dez unidades, que irão lecionar aulas de xadrez. Na ocasião, estarão presentes o, o Prefeito Roberto Ramalho Tavares, a Secretaria de Educação, Suzana Eugênia de Mello Moraes Albuquerque, o Secretario de Esportes, Adilson Ramos, o Campeão Mundial e Campeão Panamericano de Xadrez, Rafael Leitão, o enxadrista Roberto Suardi Jr, o Presidente da Federação Paulista de Xadrez (FPX), Horácio Prol de Medeiros, o Vice Presidente da FPX, José Alberto Ferreira Santos e o Vice Presidente Administrativo da FPX, Henrique Salama. A Prefeitura de Itapetininga informa que os atletas itapetininganos, que estiverem inscritos na Confederação Brasileira de Xadrez, as inscrições para o festival serão gratuitas. O I Festival Internacional de Xadrez, permitirá que os atletas possam trocar experiências com os de outros estados, além de contribuir para o aquecimento da economia local. O xadrez é uma modalidade vem se destacando entre os atletas do nosso município. Nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior, Itapetininga, tem obtido resultados significativos na modalidade.


-0-0-0-

Aberto do Brasil em Americana

Nos dias 05, 06 e 07 de setembro será realizado na cidade de Americana o Aberto do Brasil "Dia da Independência" com R$ 5.000,00 em prêmios. Maiores Informações: FPX - FOLDER

-0-0-0-


Ivanchuk!




-0-0-0-

Blog do GM Leitão

No blog Academia Rafael Leitão, Nicolau Leitão postou um trecho do curta-metragem 'Rafael Leitão: O improvável'. Quem quiser uma cópia do curta, pode mandar um e-mail para nicoxadrez@hotmail.com

-0-0-0-

Por hoje é só pessoal, um abraço a todos!

Orlando Ferri

Nenhum comentário:

Postar um comentário