quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Acabou o VII Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira

Veja a Classificação Final do VII Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira:


Desde já quero agradecer à todos os envolvidos nesse grande evento. Parabenizar o Nilton pela organização e aos Colégios Adventista e Lantagi que nos recepcionaram super bem...

"Nunca antes na história dessa região" houve um nível tão forte em um torneio de caráter interno - apesar de ser um "Open" (Aberto em inglês)... Nas últimas décadas os títulos dos torneios vêm se revezando entre Nilton, Ailton e eu...

Pela primeira vez, eu vejo essa hegemonia ameaçada com um novo campeão: Alex Sanders e toda uma molecada afim de jogar cada vez mais e tendo resultados surpreendentes... Como a pequena Juliana Gama de apenas 12 anos que venceu 3 categorias das 8 que disputou - inclusive a categoria Absoluta!

Outros nomes prometem: William Makoto, Igor Kikushi, Juliana Okamoto, Vitor Yanaguihara, Ricardinho (aluno do Vitor), Wanderley Ben Hur, Bruno Shimabukuro, e outros tantos...

Volto a repetir que: "Nunca antes na história dessa região" houve tanta criança jogando bem... nunca vi isso na minha época dos campeonatos escolares... Vai ser preciso se preparar mais e treinar mais!

Treinem Xadrez! Estudem Xadrez!




Quem perdeu o Super Open, só em 2010 agora!

Assim que possível, postarei mais fotos...

Um grande abraço e um Feliz Natal à todos,

Orlando Ferri

----
Segue matéria elaborada pelo Nilton:

JULIANA GAMA CONQUISTA TRÊS TÍTULOS NO SUPER OPEN DE XADREZ; AILTON PONTES É TRICAMPEÃO NA CATEGORIA LIVRE

Juliana Gama, 12, aluna do Colégio Lantagi, confirmou sua ascensão e arrebatou três títulos na sétima edição do Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira, que teve suas finais realizadas no colégio da campeã na última terça-feira. Juliana levou os troféus nas categorias Sub 12, Sub 14 e Sub 16 , no feminino. Num match qualificado como eletrizante pelo blogueiro Orlando Ferri ela perdeu a final no Sub 12 Absoluto para outra sensação do torneio, William Makoto Shiraishi, da EE Massako Hirabayashi. Juliana tinha a segunda partida nas mãos mas acabou se esquecendo da tomada en passant e acabou perdendo.Confirmando as previsões Juliana Gama só não venceu na categoria Livre Feminino e deu muito trabalho no Absoluto, conquistando medalhas no Sub 12, Sub 14 e Sub 16. Nas decisões do feminino ela enfrentou por duas vezes sua amiga e companheira de colégio Juliana Okamoto, outro destaque do Super Open. Na categoria Sub 16, derrotou Jaqueline Gonçalves da EE Koki Kitajima, que participou de sua primeira decisão neste evento.
William Makoto além de sagrar-se campeão no Sub 12, ficou muito perto de ficar com o título no Sub 14. Na final contra Caique Torres, William venceu a primeira partida com técnica refinada num final de peões, mas perdeu a segunda. No desempate nas partidas rápidas (15 minutos para cada jogador), empate na primeira mas Caique acabou impondo sua maior experiência na segunda partida, chegando ao suado título.
Na categoria Sub 16 Absoluto, Bruno Stonoga Will, aluno da EE Joaquim Goulart, bairro do Serrote,derrotou na final Caique Torres, representante da Fundação Bradesco. Bruno jogou um xadrez de altíssimo nível e não deu qualquer chance para os seus adversários. Na Juréia, venceu Bruno Shimabukuro e Caio Cesar Gomes, jogadores muito fortes; perdeu apenas para Caio mas se impôs com tranqüilidade nas partidas rápidas. Na final com Caique, vencedor de três categorias em 2008, Bruno não deu qualquer chance ao adversário, mostrando domínio de todas as fases do jogo. Técnicamente foi o maior destaque do Super Open. Curiosamente, na ida para a Juréia, Bruno perdeu o ônibus e foi Luiz Carlos, pai de Caique, que garantiu sua viagem.
Na categoria Livre, Letícia Ribeiro de Souza conquistou seu primeiro troféu no Super Open ao derrotar por 2 a zero sua amiga Ingrid Gonçalves, da UNISEPE. Ingrid eliminou Juliana Gama nas semifinais. No Absoluto, Ailton Pontes chegou ao terceiro título em sete edições ao derrotar Orlando Ferri, da UNISEPE apenas nas partidas rápidas. O match foi emocionante: na primeira pensada, lances agudos e táticos de ambas as partes. No final Ailton errou e Orlando arrematou com elegância. Na segunda partida, com roques invertidos, ataques aos reis. Ailton sacrificou uma qualidade (torre X cavalo) para invadir a defesa do adversário com dama e torre para liquidar a partida. Análise do Fritz mostrou chance de vitória do Orlando. No desempate realizado na terça, com grande público, Orlando jogou muito bem a primeira, com vários sacrifícios e chegou a ter torre e três peões contra apenas o rei de Ailton mas acabou o tempo do primeiro decretando-se o empate. Na segunda, Ailton teve mais calma para definir a partida chegando ao tricampeonato, igualando-se a Nilton Hirota. Orlando venceu a primeira edição.
Logo depois, tivemos a cerimônia de premiação no Colégio Lantagi com a entrega de troféus e medalhas para os participantes do Super Open e do Campeonato Interbairros com a presença da professora Ademilda Suyama, representando a Diretoria de Ensino, do Dr Isao Takiuti, presidente do Bunkyo, além das diretoras Yolanda e Tânia, do colégio anfitrião.O Decel e a Prefeitura de Registro foram representados por Arsenio de Morais Rodrigues, Helio Rodrigues e Fábio Vigneron, que também participaram da entrega da premiação. Um vídeo mostrou imagens dos vários momentos do torneio e a professora Vania brindou os presentes com duas impecáveis apresentações musicais, junto com Harrison.
O VII Super Open foi organizado pela Diretoria de Ensino, em parceria com a prefeitura de Registro através do DECEL e com a prefeitura de Iguape, por intermédio do Departamento de Educação. Apoio do Programa Escola da Família , Colégio Adventista, Chopparium, Unisa Digital, Sorveteria Bon Bini e Colégio Lantagi, locais onde o evento ocorreu.

N. Hirota

Um comentário:

  1. Orlando só pra lembrar esse é meu 2°troféu no Super Open!!
    Ano passado tambem ganhei de Ingrid e fiquei em 1°..Hhiasuhshiashs..

    Dih Te amo!!
    Letícia.

    ResponderExcluir